28fev
2013

Bigorna vai muito além da pizza

Publicado por

O restaurante rio-pretense BIGORNA Pizzaria e Forneria possui cardápio vasto e diferenciado para assegurar um paladar refinado a todos os clientes.

Melhor do que simplesmente saborear um prato é estar em um ambiente agradável, confortável, elegante, com diversidade gastronômica e de rótulos e que possibilita confraternização tranquila com os amigos e familiares. Com esse a Bigorna Pizzaria e Forneria está há sete anos no cenário rio-pretense oferecendo o melhor da culinária italiana.

BIGORNA vai muito além da pizza

bigorna

 

Com arquitetura rústica, o restaurante possui quatro ambientes para agradar e surpreender os clientes. Com características de uma casa antiga, a área interna tem sofá florido, máquina de costurar, mancebo, gramofone, mesas e cadeiras de madeira e até uma geladeira, tudo da década de 50, remetendo a casas das vovós.

 

Espaço interno do Bigorna

Espaço interno do Bigorna com arquitetura rústica, que remete aos anos 50 – “aconchegante”

Espaço interno do Bigorna (2)

Mais uma visão da parte interna, agora de outro ângulo

 

Já a área externa passeia por dois países. Os clientes podem optar entre jantar em uma praça italiana, a céu aberto, ou em um deck tropical em ambiente bem brasileiro. Para os fregueses que preferem degustar petiscos junto a bons vinhos e cervejas, em um espaço tranquilo, existe a Bodega, uma área reservada do restaurante.

Um lúdico e encantado mundo das crianças foi construído para receber as famílias. Objetos educativos, cineminha, desenhos para colorir, TV e cama elástica são os destaques desse espaço que atrai crianças de todas as idades. Uma equipe de monitores treinados se diverte junto com os “baixinhos” de sexta-feira a domingo. Localizado ao lado do deck tropical, o espaço garante tranquilidade aos pais para degustarem as delícias do cardápio, enquanto observam a alegria dos filhos.

 

Bigorna - Praça italiana

Praça italiana

Bigorna Espaço tropical e área infantil

Espaço tropical e área infantil

Ambiente da Bodega do Bigorna

Ambiente da Bodega do Bigorna

 

“O design dos ambientes surgiu da casa do seu Bigorna, personagem que foi nossa inspiração para abrir o empreendimento, e também da intenção de satisfazermos todos os clientes, desde os casais de namorados com o romantismo da praça italiana até os familiares e crianças, com a integração do deck com a brinquedoteca, permitindo tranquilidade no jantar”, afirma o sócio Douglas Ariza.

O cardápio da Bigorna Pizzaria e Forneria conta com grande diversidade gastronômica que, além de pizzas, possui balcão de petiscos, pães recheados e assados no forno, pastas (massas), saladas, petiscos, sobremesas, e uma carta com cerca de 60 vinhos selecionados e vários rótulos de cerveja, entre nacionais e importadas.

 

Entradas & Petiscos
Depois de fechar um ótimo negócio, a combinação perfeita para uma comemoração é um happy hour com amigos ou familiares, saboreando deliciosas entradas em uma seleção de antepastos, queijos, embutidos variados e petiscos, acompanhados de ótimos vinhos ou cervejas.

“A Bodega é um ambiente perfeito para as pessoas que querem, depois do expediente de trabalho, um happy hour em um local tranquilo, sem barulho e movimentação, apenas para degustar tapas e bebidas durante uma conversa agradável”, diz Ariza.

Alguns petiscos, ou tapas mediterrâneos, como são chamadas as porções individuais na Espanha, ganharam a preferência dos fregueses da casa. Alguns deles são: Camarão Marinatto, Fileto Parmegiano e Arancini.

 

Camarão Marinatto, feito com azeite, alho, vinho branco, salsinha e cebolinha

Camarão Marinatto, feito com azeite, alho, vinho branco, salsinha e cebolinha

Bigorna - Fileto Parmegiano, mini escalopes de filet ao molho sugo gratinados

Fileto Parmegiano, mini escalopes de filet ao molho sugo gratinados

 

Massas
As massas são artesanalmente preparadas pela cozinha do restaurante e têm na receita gema de ovos e farinha de granum durum, ingredientes tradicionalmente utilizados na culinária italiana.

Dentre as 13 opções de pratos, três se destacam pelo sabor esplendido e a estética gastronômica. São eles: Mezzaluna Accorsi, Parpadelle Alla Carbonara, Raviolone de Cordeiro e o tradicionalíssimo Talharim da “Nona” com Porpetas.

 

Bigorna - Parpadelle Alla Carbonara, massa verde ao molho cremoso a base de creme de leite fresco, panceta, noz-moscada, ovo e parmesão

Parpadelle Alla Carbonara, massa verde ao molho cremoso a base de creme de leite fresco, panceta, noz-moscada, ovo e parmesão

Bigorna - Talharim “Amatriciana”,  talharim ao molho de tomate pelatti italiano puxado na manteiga com cebolas, toque de alho e para finalizar mussarela de búfala e manjericão

Talharim “Amatriciana”, talharim ao molho de tomate pelatti italiano puxado na manteiga com cebolas, toque de alho e para finalizar mussarela de búfala e manjericão

Bigorna - Parpadelle di Sardenha, deliciosa massa preparada com tomate cereja, brócolis, cebola e lingüiça artesanal

Parpadelle di Sardenha, deliciosa massa preparada com tomate cereja, brócolis, cebola e lingüiça artesanal

 

Saladas
A casa também possui requintadas saladas, para agradar ao paladar dos clientes que preferem um cardápio mais leve. São sete opções com ingredientes e sabores selecionados. Algumas saladas especiais são: Jardineira, Favorita e Thay.

Vou passar a receita de duas acima, que sou fã: Jardineira, com palmito, zucchini, tomate cereja, mix de folhas, manjericão e azeitonas pretas ao molho de mostarda e Favorita, com rúcula, fatias de tomate caqui, mussarela de búfala, fatias de parma, manjericão gigante, molho pesto de azeitonas pretas, tomate cereja e desidratado

 

Fornerias
Seguindo a tendência das capitais, o restaurante também lançou uma série de delícias preparadas no forno a lenha. São 13 opções, classificadas entre cornicciones, finos discos com coberturas; baguettines, mini baguetes exageradamente recheadas com ingredientes selecionados; e pic-nic, rolinhos de massa recheados e cortados em tirinhas; entre outros. Dentre as opções, destacam-se: Wanderléa, Berinjela ao Forno e Baguettine de Gamberine, esse baguete é recheada com camarão ao alho poro na manteiga com catupiry.

Bigorna - Wanderléia, deliciosa trança prepara com massa de pizza, recheada com presunto Parma, catupiry e mussarela servida sobre cama de rúcula

Wanderléia, deliciosa trança prepara com massa de pizza, recheada com presunto Parma, catupiry e mussarela servida sobre cama de rúcula

 

Pizzas
A Bigorna trouxe para Rio Preto um novo conceito em pizzarias, inserindo mais qualidade na gastronomia rio-pretense. Em seus pratos, o restaurante utiliza produtos especiais que garantem um paladar refinado. As hortaliças e hortifrútis são adquiridas de produtores locais, garantindo melhor frescor e qualidade; a mussarela utilizada é considerada a melhor do Brasil. Produzida em São Sebastião da Grama, interior de São Paulo, possui maior teor de leite e menor de sal, sendo mais macia e saborosa; a calabresa é artesanal, com toque de erva doce e pimenta do reino e levemente defumada; o molho de tomate pelatti é importado da Itália.

Uma das pizzas de maior destaque no restaurante e que fez a diferença na cidade, por seu design e sabor diferenciado, é a Caprese, preparada com molho de tomate, mussarela especial, tomate caqui, mussarela de búfala fresca, pesto de azeitona e manjericão gigante. A pizza é praticamente uma refeição completa, pois possui fibras e proteínas.

 

Pizza caprese - Bigorna

Pizza caprese, uma das mais pedidas e a minha favorita! Ao fundo o ambiente agradabilíssimo do Bigora

São 31 sabores para os clientes escolherem, entre as tradicionais e sabores distintos. Algumas opções diferenciadas são: Basílica, Chateaubriand e Moraes. As duas últimas foram inseridas recentemente no cardápio.

 

Sobremesas
Depois de saborear maravilhosos pratos e pizzas, nada melhor do que degustar uma sobremesa. Em seu cardápio, o restaurante Bigorna possui oito opções, entre pizzas doces, pelotas recheadas e assadas e doces tradicionalmente italianos, como o Mousse de Chocolate, com geleia de frutas do bosque; e Panna Cotta, com frutas vermelhas.

Bigorna - Mousse de Chocolate, com geleia de frutas do bosque

Mousse de Chocolate, com geleia de frutas do bosque

 

Pessoal esse restaurante eu, realmente, recomendo, com muita tranquilidade e conhecimento (rs)… podem ir que eu garanto!

Sou freguês assíduo nas minhas ida até São José do Rio Preto e mais, como sou amigo, há anos, dos donos, sei do profissionalismo e know-how deles. Aliás é um prazer fazer uma matéria de um lugar diferenciado, excepcional serviço, qualidade  e onde sempre fui e sou tratado como “rei”. Parabéns Dodô e Gui, desejo muito mais sucesso e que continuem levando o que existe de melhor a esse público tão qualificado e exigente do interior!

CONTATOS:
Site: www.bigornapizzaria.com.br
Facebook: www.facebook.com/bigorna.pizzaria
Tel Comercial: (17) 3211. 4420 (horário comercial das 8h00m as 18h00m)
Tel Delivery: (17) 3211.4422 (horário das 19h00m as 23h30m
Endereço: Avenida da Saudade, 3624 – Vila Aurora – São José do Rio Preto – SP

 

Ah… achei essa foto, das antigas, não poderia deixar de colocar (rs):

Tradgalera

Tradicional Butiquim – outra casa de sucesso dos meus amigos Dodô Ariza e Gui Ortame