25fev
2013

Bike Sampa d+! #mobilicidade #sustentabilidade #genial

Publicado por

Bike Sampa – esse fim de semana tive uma agradabilíssima surpresa com o projeto de mobilicidade da Cidade de São Paulo, dito isso, trago essa super dica para os leitores do Blog Esquenta!

 

Bike Sampa

itau bike sampa 8

 

Estava em casa quando minha “namorida” (Raphaela) chegou com vontade de fazer exercícios. Cansados um pouco de ambientes fechados, como academia, queríamos algo ao “ar livre”, já que o sol brilhava bonito. Não pudemos ir para praia nesse fim de semana, devido à alguns compromissos, pensamos, então, em ir para algum parque, tipo Ibirapuera, Villa Lobos ou Parque do Povo, mas veio uma preguiça de pegar carro, procurar estacionamento e aquele trâmite todo de quem mora em grandes cidades. Nesse instante lembrei de um amigo meu, que trabalha comigo (Rafael Franco), que tinha me dado a dica do Bike Sampa, dizendo que começou a usar o sistema nos dias de rodízio para ir do trabalho para a mesma academia e , segundo ele, “o negócio funcionava”. “Vamos testar! – disse Raphaela (namorida…rs)”

Procuramos no Google, da maneira que veio em nossas cabeças e achamos rapidamente o site: http://www.mobilicidade.com.br/bikesampa.asp

 

bike sampa

Imagem do Site

itau bike sampa 1

Imagem do APP – disponivel para alguns smart phones (consulte no site)

 

Fizemos em pouquíssimos minutos o cadastro (tem que ser 01 por pessoa). Depositamos o valor de R$ 10,00 como garantia (cada), através de cartão de crédito, baixamos o APP no celular, localizamos a estação mais próxima de casa (tipo uns 700 mts) e vimos que existiam Bikes disponíveis, também pelo aplicativo.

Lá chegando, acionei meu celular, li as instruções na plaquinha da estação e rapidamente “destravei” minha bicicleta. A Rapha fez o mesmo, mas o sistema deu como fora do ar (imagino que problema na rede 3G), daí ela usou o telefone (plano B), ligando para um número informado, e conseguiu destravar.

 

estacoes

Diversas estações disponíveis em pontos estratégicos

 

Para nossa surpresa, além de tudo funcionar muito bem, as bicicletas são novas, tem marcha e estão em ótimo estado de conservação. Então fomos “passear”. Para não falar que o não achei defeitos, vou falar de 03:

Primeiro – Você pode ficar com a bike por 30 min, depois disso precisa devolvê-la em qualquer estação e esperar 15 minutos para pegar outra. Caso fique direto, sem devolver, gasta $ 5,00 daqueles $ 10,00 dados como garantia. Até onde entendi o projeto, não é voltado para quem quer praticar esportes (meu caso nesse dia…rs), é sim um projeto de mobilicidade e sustentabilidade, ou seja, visa que pessoas utilizem para deixar de usar os veículos/transportes. Claro que ele tem a “pegada”, também, de tirar as pessoas do sedentarismo… mas não torná-las “mega” esportistas, como era minha intenção nesse dia (rs).

Segundo – Quando cheguei para devolver minha bike numa outra estação, não havia lugares, estava tudo cheio. Daí tive que procurar outra estação. Isso foi culpa minha, porque o sistema, te mostra em “real time” qual estação tem bikes e/ou espaços para devolução (claro se o 3G permitir…rs), ou seja, é importante você traçar uma rota, para saber onde vai devolver e quanto tempo estima levar até esse local. Caso contrário pode ser surpreso e algo que é gratuito, começa a ter algum valor.

Terceiro – realmente esse foi o único problema do sistema, quando você retira sua bicicleta, o sistema deveria acionar, automaticamente, o cronômetro no aplicativo do seu celular, o que não ocorreu. Liguei lá, no número para reclamar, e culparam o nosso a telefonia, que sabemos que realmente é falho, mas de qualquer maneira, por conta dessa falha, perdi $ 5,00.

itau bike sampa 7

itau bike sampa 4

 

Tentei fazer um videozinho pela primeira vez (alias nem sabia que ia publicar esse video…rs)

 

 

 

No mais, pessoal, foi muito agradável, fizemos algo diferente, num domingo de muito sol. Para devolver a bike é super tranquilo, somente precisa que você a encaixe e já era, o sistema se encarrega do resto. Super indico e pretendo repetir mais vezes!!!

Para fazer a matéria, dei uma pesquisada no site e vi que o projeto existe em mais cidades como: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, entre outras e acredito que sejam bem parecidos. Acessem: http://www.mobilicidade.com.br/

Tomara que tenham gostado e quem não experimentou, não tem bike (como eu) ou tinha algum tipo de preconceito, possa usufruir. Espero, ainda, que a população cuide e preserve esse projeto, para que mais ideias como essas apareçam! 🙂

 

Saiba mais:
Bike Sampa é um projeto de sustentabilidade da Prefeitura do São Paulo em parceria com o banco Itaú e as empresas Serttel/Samba.

As bicicletas do Bike Sampa estão disponíveis em Estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade, caracterizando-se com uma solução de meio de transporte de pequeno percurso para facilitar o deslocamento das pessoas nos centros urbanos.

 

Conceitos do projeto:
O Sistema Bike Sampa é composto de Estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo, onde os Clientes cadastrados podem retirar uma Bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la na mesma, ou em outra Estação.

 

Projeto tem como objetivo:
Introduzir a Bicicleta como modal de Transporte Público saudável e não poluente;
Combater o sedentarismo da população e promover a prática de hábitos saudáveis;
Reduzir os engarrafamentos e a poluição ambiental nas áreas centrais das cidades;
Promover a humanizãção do ambiente urbano e a responsabilidade social das pessoas.

 

Central de Informações:
Call Center: +55 (11) 4063-3999