07maio
2013

Bitcoin, você sabe o que é e pra que serve?

Publicado por

Você sabe o que é Bitcoin?

 

bitcoin

 

Conheça essa moeda virtual que promete revolucionar o sistema financeiro mundial e garantir a privacidade das transações financeiras.

Bitcoin

bitcoin (1)

 

Um dos assuntos mais controversos do mundo da tecnologia nos últimos tempos tem sido a criação de moedas digitais, com destaque principal para a “Bitcoin“, moeda 100% digital que funciona no sistema de peer-to-peer.

A Bitcoin foi criado ao que tudo indica por Satoshi Nakamoto, porém nem essa informação é confirmada já que a autoria da criação não foi reivindicada por ninguém, fato esse que torna o assunto ainda mais curioso.

 

i_am_satoshi_nakamoto_mens_t_shirt-rb8a9bcd6030c43d18629812554c992eb_804gs_512

 

A estrutura do sistema funciona de forma distribuída, assim como o antigo Kazaa, Napster e o Skype, desta forma se torna impossível descobrir a origem do sistema e, consequentemente, controlar ou rastrear o mesmo, fato esse que tem levado autoridades do mundo todo a se preocupar com o movimento.

 

my_precious_bitcoin

 

Mas como funciona a Bitcoin?

A moeda tem uma cotação própria que varia diariamente de acordo com a oferta e procura, tal qual qualquer moeda. Existem basicamente três formas de conseguir Bitcoins:
1. Comprar em uma casa de câmbio
2. Receber de alguém que a possua
3. Através de mineração (Um processo bem complexo)

Em poder de suas Bitcoins você poderá pagar produtos e serviços utilizando um sistema de carteira virtual, e a lista de lojas e serviços que aceitam a moeda não para de crescer. Neste momento podemos destacar:
_ Pousada Kyrios em Maresias (http://www.kyriospousada.com.br/index.html)
_ Eletrônicos na Bitcoin Store (https://www.bitcoinstore.com/)
_ Temas e Serviços WordPress (http://wordpress.org)

 

bitcoin_accepted_here

PayPal um dos maiores meios de pagamento do planeta, já comercializa com as Bitcoins

PayPal um dos maiores meios de pagamento do planeta, já comercializa com as Bitcoins

 

 

Mais curiosidades sobre a Bitcoin:

Outros pontos interessantes sobre as Bitcoins são o fato de que a moeda não possui um banco central, desta forma não existe controle, nem de cotação, nem sobre as transações; uma transação feita não pode ser desfeita, o que de certa forma é um problema sério de segurança pois um usuário mais desavisado pode ser alvo de Crackers e perder suas Bitcoins sem chance de recuperação.

 

bitcoin-joy-of-tech

Algumas brincadeiras já estão na internet sobre as Bitcoins, aqui uma em relação a garantia de aplicação em bitcoins vs outros tipos… no final a pergunta: Os bancos nos garantem de alguma forma? (vale a pena pensar…)

 

De modo geral, não creio que esse modelo vá chegar as massas e deve se manter restrito aos usuários avançados da área de TI, mas de toda forma é uma iniciativa curiosa e que vale a pena ficar de olho.

 

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

 

 

 

 

Mais informações: https://www.weusecoins.com/

 

Até a próxima!

 

Agradecimentos ao meu amigo e colega de trabalho Rafael Franco, profissional reconhecido e renomado da área de TI, um apaixonado por inovação, tecnologia e cultura. Estudou Ciência da Computação e Processos Gerencias, comanda a área de inovação tecnológica da empresa multinacional onde trabalhos.

Blog do Rafael: http://www.rfranco.org/