31jul
2013

“Bruxelas dicas de viagem”, aproveite o que há de melhor na Bélgica

Publicado por

Matéria de hoje: “Bruxelas dicas de viagem”. Ainda não conheço a Bélgica, terra da famosíssima TomorrowLand, mas recentemente, meus pais, que também amam viajar, estiveram por lá e pedi para que fizessem um post especial pro Blog Esquenta com as melhores dicas para quem estiver a fim de conhecer essa cidade “estonteante” na Europa. Vale a pena conferir:

“Eu e Vera, minha esposa, em viagem de uma hora e meia pela KLM, saímos de Londres e chegamos ao aeroporto de Schiphol, Amsterdã, onde já tínhamos um carro alugado. Deixamos o aeroporto por volta de meio dia e rodamos 300 km até chegarmos em nosso hotel, em Bruxelas, localizado próximo à Grand Place. A viagem foi extremamente agradável, por estradas ensolaradas, planas e em excelentes condições.

Bruxelas dicas de viagem

college-abroad-brussels-belgium-view

bruxelas dicas de viagem

grand_palace_brussels1

House-Brussels-Belgium

 

Passamos por Haia, ainda na Holanda, onde vive o Rei Guilherme Alexandre, recentemente empossado juntamente com sua esposa, a Rainha Máxima, nascida na Argentina, fato que foi manchete mundial. Em Haia está o Tribunal Internacional de Justiça, principal órgão judiciário da ONU. Em seguida, fomos à cidade holandesa de Roterdã, onde está o 4º. porto mais movimentado do mundo. Seguimos, então, para Antuérpia, já na Bélgica, conhecida por ser o centro mundial do diamante, onde são negociados 80% dos diamantes brutos e 50% dos diamantes lapidados do mundo.

A Bélgica é um país pequeno, equivalente ao Estado de Alagoas, com população de 11 milhões, sendo que 1,2 milhão moram em Bruxelas, que é a capital. A renda per capita era de US$ 38.200,00 em 2010. Os belgas do norte, região chamada de Flandres, que representam 60% da população, falam o flamengo, dialeto derivado da língua holandesa, pois a Bélgica somente se tornou independente da Holanda em 1830. No sul, na região da Valônia, a língua predominante é o francês.

A família real da Bélgica vive em Bruxelas no luxuoso “Palácio Real”, que pode ser visitado gratuitamente pelo público durante o verão.

Bruxelles_palais_royal

Bruxelles Palais Royal

Existem várias Bruxelas: a sede da União Européia, da art nouveau, a dos quadrinhos e desenhos animados, das cervejarias e chocolaterias. A “Grand Place”, patrimônio da UNESCO (século 12) é considerada uma das praças mais lindas da Europa e o coração da cidade, onde acontecem os principais eventos, com shows de sons e luzes nas noites dos meses de maio a setembro. É o ponto de partida ideal para se conhecer a cidade, já que a maior parte das atrações que interessam estão ao seu redor. Ali estão as lojas, as floriculturas, os restaurantes com suas mesas nas ruas, a Prefeitura e o ambiente é extremamente acolhedor e agradável. Como diz aquele anúncio da TV: tomar uma cerveja Duvel ( a minha preferida ) na Grand Place de Bruxelas não tem preço!!!

grand place bruxelas

Grand Place

na Grand Place tomando uma DUVEL

Minha mãe na Grand Place tomando uma DUVEL

 

A melhor forma de conhecer a cidade é a pé. O transporte público é bom, com metrô desde 1976, trens e linhas de ônibus integradas. A bicicleta também é uma boa alternativa, inclusive nas estradas, sendo que muitas delas dispõem de faixas exclusivas para os ciclistas. É fácil alugar uma, até nas próprias estações de trem.

O símbolo do país, sobre o qual existem muitas histórias de bravura, é o “Manneken Pis”, estátua de 60 centímetros de um garoto fazendo xixi, que fica bem no centro da cidade, na zona de agito. Quer conhecer a história dessa estátua, clique aqui. Vale ir até lá, principalmente, por causa dos deliciosíssimos waffles: dificilmente você vai encontrar outros iguais.

Menino fazendo Xixi Bruxelas - símbolo da Bélgica - Manneken Pis

“Manneken Pis” – Menino fazendo Xixi – símbolo da Bélgica

Falando-se em comida, os belgas se auto-atribuem a invenção das batatas fritas, no que são contestados pelos franceses. O prato mais típico é o Moules Frites, mexilhões servidos com batatas fritas. Aí vai a receita:  http://www.bemsimples.com/br/receitas/4485-moules-et-frites Em matéria de cervejas, ali está a AB InBev, parceria belgo-brasileira, capitaneada pelo brasileiro Carlos Brito, que é a maior cervejaria do mundo, com marcas consagradíssimas como Stella Artois (fabricada desde 1366) e Budweiser, entre outras 365 marcas, ou seja, uma para cada dia do ano. O Café Delirium, que está comemorando seu 10º. aniversário, anuncia ter mais de 2000 tipos diferentes de cervejas e vale muito a pena você ir até lá mas, enquanto não vai, dê uma “viajada” no site deles: http://deliriumcafe.be/. Se quiserem seguilos no Facebook, segue link .

Delirium Cafe - Bruxelas dicas de viagem

Delirium Café – vale a pena a visita l Mais de 2000 marcas de cerveja

 

Gabam-se, ainda, de produzirem os melhores chocolates do mundo, através de marcas consagradas internacionalmente: a Neuhaus foi fundada em 1857, na capital belga e ali, também, nasceu a Godiva, em 1926. Outras marcas famosas: Cote D’Or, Callebaut e, para os chocólatras e chocólogos: http://www.kuleuven.be/iccp/2004/iccp11/belgian%20chocolate%20brands.htm

Meu pai, chocólotra assumido, posando pra foto ao lado da GODIVA. Na bélgica estão alguns das melhores marcas de chocolate do mundo

Meu pai, chocólotra assumido, posando pra foto ao lado da GODIVA. (loja na praça Grand Sablon) Na Bélgica estão alguns das melhores marcas de chocolate do mundo

A maior concentração de restaurantes da cidade está na Rue des Bouchers, próxima à Grand Place, rua estreita onde as mesas dos restaurantes dos dois lados quase não deixam passagem para o pedestre, que é sempre assediado pelos garçons para entrar nos restaurantes. O passeio à noite por esta rua vale muito mais do que a qualidade da comida que ali é servida, na base média de 15 euros por pessoa. Os drinques, porém, são caros.

Rue des Bouchers - estreita e com muitas opções

Rue des Bouchers – estreita e com muitas opções

O Museu Belga de História em Quadrinhos ( Rue des Sables, 20) reúne o que há de melhor sobre “As Aventuras de Tintin”, criada em 1929 pelo belga Hergé. Tintin e seu cachorro Milou são, até hoje, heróis nacionais. “Os Smurfs”, aquelas criaturinhas azuis, que moravam em cogumelos, no meio da floresta, foram criados em 1958 pelo belga Peyo. “Tintin” e “Smurfs” são conhecidos em todo o planeta.

Smurfs e Tintin - "heróis nacionais belgas"

Smurfs e Tintin – “heróis nacionais belgas”

A Basílica do Sagrado Coração é a 5ª. maior do mundo, com muitos eventos e exposições, 2 museus e local de onde você pode desfrutar de uma maravilhosa vista de Bruxelas.

Com tickets conjugados, você pode visitar o Atomium e o Mini-Europe Park. O Atomium foi construído como ponto central para a Feira Mundial em 1958 e tem 8 níveis de altura em 5 esferas. Do último nível, a 92 metros de altura você terá uma vista espetacular de Bruxelas, em 360 graus e, dizem que em dias sem nuvens, pode-se ver até Antuérpia. No topo existe um restaurante panorâmico que fica aberto até 23 horas. No Mini-Europe você pode ver muitos monumentos europeus em escala reduzida: o Big Ben, as gôndolas de Veneza, o trem-bala de Paris, a Torre Eiffel, as touradas de Sevilha… Veja o vídeo:

 

 

Para compras especiais, vá ao “The Saint-Huberthus Royal Gallery, construído em 1847, onde vai encontrar muitas lojas vendendo artigos de luxo.  Na “Galerie Louise”, perto da estação de metrô “Louise” você pode encontrar jóias da Bulgari, Cartier, lojas da Gucci, Chanel, Yves St. Laurent, entre outras. Ali, também, são vendidas passagens para os trens da Eurostar, os quais são muito eficientes e cobrem toda a Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Existe vida noturna em Bruxelas e bastante movimentada. Entre outros clubes noturnos, o “Nostalgia Club” apresenta músicas dos anos 60, 70 e 80.  Um dos bares mais tradicionais da cidade é o “A La Mort Subite”.

Ao deixarmos Bruxelas, em direção a Frankfurt, na Alemanha, ficamos sem entender porque muitos viajantes negligenciam o país e esta cidade tão acolhedora, onde tivemos somente momentos agradáveis. Nós recomendamos e pretendemos voltar!”

Espero que tenham gostado… Aproveito pra agradecer meu pai, pelo tempo e belas dicas de viagem para quem vai pra Bruxelas, na Bélgica.

Siga o Esquenta e fique por dentro das melhores dicas de viagens do Planeta!
Facebook – https://www.facebook.com/BlogEsquenta
Instagram – http://instagram.com/marcelobalerone
Twitter – https://twitter.com/balerone