21dez
2012

Cheesecake de doce de leite com raspas de chocolate branco

Publicado por

Olá, pessoal.
Gustavo Johnson e Chef & você na área do Esquenta.

Nesse post vamos falar sobre uma ótima opção de sobremesa para as festas de fim de ano, seja na ceia de Natal ou para o Ano Novo, começar o ano adocicando a vida. Segmento na seção “O Chef é você – Sobremesas”, nossa receita será uma Cheesecake de doce de leite com raspas de chocolate branco.

 

cheesecake de doce de leite

 

Aprimorei essa receita de Cheescake recentemente, e a servi num jantar que preparei nos últimos dias. Como o pessoal acabou gostando bastante, resolvi compartilhá-la com todos vocês, e espero que façam em casa por se tratar de algo bem simples de fazer e com um sabor incrível.

Vamos lá?

* Ingredientes necessários:
1| Massa:
– 200g bolacha Maizena (ou Maria)
– 40g açúcar
– 90g (3 colheres de sopa bem cheias) manteiga sem sal
2| Recheio:
– 400g de queijo cremoso (cream cheese)
– 200ml creme de leite
– 400g doce de leite cremoso
– 12g gelatina sem sabor em pó
– Gotas de essência de baunilha
3| Montagem:
– Forma de aro removível tamanho médio
– Raspas de chocolate branco

* Passo a passo do nosso delicioso Cheesecake:
1| Massa: triturar a bolacha Maizena em um processador (ou liquidificador) até formar uma farinha. Adicionar o açúcar e a manteiga derretida (ou em temperatura ambiente), e processar por mais alguns segundos, até que forme uma mistura homogênea. Distribua bem pela forma untada com manteiga, formando uma base por onde se espalhará todo o recheio, e se possível uma lateral da mesma espessura para que o recheio não fique em contato direto com a forma. Leve ao forno pré-aquecido a 180˚ por 20 minutos, sempre com atenção para que fique dourado. Deixe esfriar.
2| Recheio: em um liquidificador (ou processador) bata o cream cheese, o creme de leite e o doce de leite, até misturar bem e formar algo homogêneo. Adicione um pouco de água na gelatina, e depois deixe-a hidratar e descansar por 10 minutos. Derreta essa gelatina em banho-maria e adicione a mistura inicial do recheio, colocando também algumas gotas da essência de baunilha, para dar um toque diferenciado ao recheio. Bata no liquidificador por 5 minutos. Despeje cuidadosamente sobre a massa já fria, e espalhe bem por toda a forma. Leve a geladeira por pelo menos 4 horas.
3| Montagem: Desenforme cuidadosamente a torta, e decore com as raspas de chocolate branco por toda sua superfície. É só servir!

* Dica do Chef – Preparo:
a) Vale como sugestão também colocar coco ralado durante o preparo do recheio, mas a versão sem adição de açúcar, para que nossa sobremesa não fique exageradamente doce, e enjoativa.
b) Para o chocolate branco em raspas, utilizei o Galak da Nestlé por ele ter um sabor diferenciado dos outros chocolates brancos tradicionais; mas uma outra sugestão bem interessante é utilizar o chocolate em gotas da marca belga Callebaut para cobrir e decorar a Cheesecake de doce de leite.

Ficarei feliz em saber que os leitores aqui do Esquenta fizeram essa receita em casa. O Natal está aí, e já é uma ótima ocasião para botar a mão na massa, e impressionar os familiares na hora da ceia. Não tem segredo, né?

 

Gostaria de desejar um Feliz Natal a todos, e um começo de ano cheio de novas energias, repleto de paz, amor e saúde para todo mundo.
E que 2013 comece com muitas novidades… Aguardem! Feliz Ano Novo!!!
Chef & você e Esquenta com força total!

Até mais… Beijos e abraços,

Chef Gustavo Johnson – www.facebook.com/chefgustavojohnson