10set
2013

Engajamento de sites: 10 super dicas de otimização

Publicado por

10 Dicas para melhorar o Engajamento de Sites – assunto “da moda”, muito comentado por clientes e colegas de profissão é o tema do post de hoje no Esquenta.

Como alguns dos seguidores do Blog já sabem, sou Diretor de uma multinacional americana que tem seu DNA em TI e internet. A Agência de Marketing Digital é uma, dentre as quatro divisões aqui no Brasil. Atendemos médios e grandes clientes de maneira “full service” no que tange ao mundo online.

Muitas leitores, colegas e amigos, vira e mexe, me questionavam porque não usava o espaço do meu site para falar um pouco do dia-a-dia do meu trabalho, dos assuntos e situações que acontecem, em complemento as matérias de life style.

Com base nisso tudo e somado a uma vontade de dividir e ganhar conhecimento, criamos a coluna WORK, em que postarei assuntos, curiosidades, cases do meio do Marketing Digital, trazidos por mim, amigos e outros profissionais de renome que conheço e convivo. Espero que gostem, interajam, comentem e compartilhem!

 

10 Dicas para melhorar o Engajamento de sites

engajamento de sites

 

1) Social Login

Estudos comprovam que em 86% dos casos as pessoas preferem abandonar um site que exige um novo cadastro/login, do que passar pela burocracia de mais um formulário, responder perguntas de cunho pessoal, fornecer dados etc, para ter acesso à qualquer tipo de conteúdo, por mais relevante que o mesmo possa ser.

Tudo isso porque os internautas tem “preguiça” em criar mais uma conta, uma nova senha e porque ao mesmo tempo, todo mundo tem pressa em receber a informação, tudo tem que ser simples e rápido.

Posto isso, a dica é: ativem os “sociais logins” em seus sites, ou seja, o internauta fará o login a partir de alguma conta que ele já possui.

Além da facilidade, isso pode ser bom ao dono do site, pois na maioria dos casos, ele já terá os dados de nome, e-mail, sexo e data de nascimento. Em alguns outros ainda, conseguirá dados complementares, melhorando seu banco de dados e consequentemente o perfil do seu público-alvo.

 

engajamento de sites plugin social

 

2) Razões para se registrar

O internauta precisa “perceber valor” em seu site, ele necessita receber “razões para se registrar”. Lembrem-se: isso é fundamental que seja mostrado “logo de cara”. Para ficar bem claro, as pessoas só vão se registrar, ou seja, criar uma nova conta, passar os dados se elas enxergarem valor.

Imaginem que muitas pessoas podem conhecer seus sites, mas muitas outras nem tanto e para essas é importante que a comunicação seja clara. Alguns exemplos que podem facilitar essas percepções:

Participação da Comunidade do site: as pessoas hoje em dia querem participar, o colaborativismo é uma tendência social, quando percebido, ele se torna um fator de engajamento;

Social Experience: permitir que o usuário acesse o que os amigos dele fazem ou gostam em seu site;

Conteúdo Premium: conteúdo exclusivo e direcionado para quem tem conta no site;

Concursos e Promoções: isso ajuda muito em fazer crescer a sua base. Importante: colocar prêmios que tenham a ver com o seus produtos/serviços, algo que seja útil e não necessariamente caro e

Experiências personalizadas: mostre a seus futuros clientes que fazendo o cadastro e colocando os dados, terão navegação e interação personalizadas. As pessoas veêm muito valor em receber algo direcionado, 52% delas acreditam que usando um login social elas melhorarão a “experiência” no site.

 

3) Dê “Boas Vindas” quando o usuário retornar

Já deu pra perceber que gosto muito e acredito em pesquisas e números, né!? Pois bem, estudos mostram que 65% dos consumidores dizem que é importante que o(s) site(s) reconheça(m)-os. Usem ferramentas que façam isso nos seus sites.

Engajamento de sites: 10 super dicas de otimização Boas Vindas de um site, reconhecendo o retorno do usuário. Existem ferramentas simples que podem fazer isso por você. Engajamento de sites

Boas Vindas de um site, reconhecendo o retorno do usuário. Existem ferramentas simples que podem fazer isso por você.

Isso estreita laços, personaliza e melhora a experiência, faz com que você, dono do site, melhore sua base de cadastros e consiga direcionar o seu usuário para onde deseja. Gravar histórico de compras, navegação, interação etc., faz parte da grande bola da vez, o CRM, que atrelado a um bom trabalho de BI, fará com que seu site cresça rapidamente. Lembrem-se as pessoas querem facilidade, vêem valor em produtos e serviços com caráter pessoal e até pagam a mais por isso, portanto quanto mais personalizado, melhor!

 

4) Incentive os usuários a fazerem diferentes conexões

O consumidor conectado mantém identidades em uma variedade de redes sociais com diferentes propósitos em mente. Enquanto alguém pode preferir usar o Gmail para efetuar login em um site de comércio, pode também querer compartilhar conteúdo no Twitter ou LinkedIn quando o assunto for, por exemplo, alguma notícia/dados de mercado, produtos e serviço ou ainda convidar seus amigos do Facebook para um entretenimento local.

Portanto ofereçam essa possibilidade de “ligação de identidade múltipla”, isso é mais um fato de aumento de engajamento de sites, já que permitirá facilmente compartilhar, comentar e se conectar com seu site nas formas que eles preferem.

 

 5) “Encoragem o Social Sharing”

Compartilhamento social permite que as pessoas contem para suas redes sobre o conteúdo, produtos, serviços ou atividades que eles descobriram em seu site. Este respaldo social amplia, em muito, seu alcance e otimiza esforços, uma vez que as pessoas tendem a confiar mais no sentimento de pessoas conhecidas do quem em estranhos ou marcas.

Algumas dicas onde colocar os botões sociais:

_ Ao final do carrinho de compras, já que as pessoas gostam de dividir as novas aquisições com amigos e conhecidos;

_ Ao final de posts, por exemplo, num blog ou noticia publicada. Uma vez que as pessoas que mais compartilham são aquelas que lêem as matérias até o final e

_ Em eventos, videos, pesquisas etc.

 

6) Convide Amigos

Aumento o engajamento de sites através de ferramentas que permitam aos seus clientes convidar amigos para participar, por exemplo, de um novo grupo social, da escolha de um presente ou simplesmente para o seu cliente contar uma novidade a um determinado amigo. O “convide amigos” é, sem sombra de dúvidas, uma ferramenta que personaliza e facilita muito o compartilhamento.

Não surpreendentemente, mensagens direcionadas são mais eficazes do que qualquer coisa que você poderia enviar diretamente da marca. As taxas de abertura de mensagens e e-mails de contatos conhecidos são 43% melhores do que a partir de e-mail marketing, e
taxas de transação são 2,5 vezes maior.

 

engajamento de sites convide amigos

 

7) Otimização para o ambiente Mobile

Mais de 1/3 dos acessos à web até o final de 2013 serão providos através do Mobile, isso dito, é fundamental que seu site tenha uma versão mobile, que seja responsivo ou tenha até um APP.

Todos os detalhes são importantes, tem que ser pensados, planejados e implementados, desde o momento do cadastro, passando pela navegação até o compartilhamento social.

Vale muito pena investir nessa otimização. Pesquisas mostram que a taxa de abandono para quem não está preparado com esse tipo de otimização é enorme, causando perdas significativas de acesso, bounce rate e pior de tudo, faturamento.

 

8) Programas de Fidelidade e Recompensa

Os programas de fidelidade e recompensa podem estimular as pessoas a se envolverem com o seu site, de uma forma valiosa. Estabelecer objetivos claros, caminhos e tarefas atraem novos visitantes, além de incentivar comportamentos desejáveis​​, como
preenchimento de seu perfil de usuário, compartilhamento de produtos que tenha comprado etc.

Importante: tenha os indicadores de desempenho para que eles virem as chaves do seu sucesso. Use e abuse de pesquisas, descubra os anseios dos seus clientes e crie as recompensas em “cima” disso.

Rastreamento e incentivo para contribuições de usuários ajudam você a definir um programa de aumento da relevância do seu site e valor para a sua marca. Evoluindo seu programa de fidelidade, é importante manter interações elevadas para os usuários de longa data. Não permita que seus mais valiosos se sintam como se eles soubessem o sistema e entendessem todas as regras e que não há, realmente, nada de novo para eles descobrirem. Continue a oferecer novos desafios e metas para recompensá-los.

 

9) Permita comentários e avaliação das ofertas

Segundo dados da Nielsen, 92% das pessoas confiam em pessoas que conhecem e 70% da confiança ou opiniões dos consumidores é publicado online. É importante oferecer uma plataforma para essas pessoas coloquem sua experiência com o seu produto ou serviço, a fim de facilitar a confiança.

Autenticidade em classificações e críticas é outro critério importante, assim sendo, para manter a qualidade dos seus comentários, é importante exigir uma verdadeira identidade, a ser vinculado à conta do usuário no seu site. Ainda melhor: se as pessoas usarem nomes reais, colocar um rosto e reputação.

Comentarios

Conhecem o site www.airbndb.com – esse é uma “aula” de engajamento social… as pessoas viajam pelo mundo todo, ficam em casa de “desconhecidos” porque os conhecem pela internet e analisam os comentários de conhecidos…

 

Comentarios 2

Comentários personalizados e reais, em um dos anuncios do site de viagens AIRBndB

 

10) Testar, Aprender e Alterar

Costumo dizer que mídias sociais são um meio para um fim. Nas mídias sociais temos muitos insights, é uma fonte de pesquisa online, que se renova dia-a-dia. Nos traz dados sobre reclamações, novos produtos e serviços, tendências etc, por conta disso é muito importante ficar plugado nelas e passar a metrificar esses dados cruzando-os com os acessos/conversões de seu site.

Você vai comprovar que as pessoas identificadas ou com perfis sociais associados em seu site convertem muito mais que as anônimas, além disso, você vai conseguir cada vez mais, desenhar seu público e abordá-lo de uma forma muito mais eficiente.

 

Para concluir podemos dizer que, como vimos acima, para manter a saúde social online é preciso uma série de elementos que trabalhem em harmonia.

Os sites, muito mais que as Comunidades , precisam prover recursos, ferramentas e conteúdo para que mantenham o engajamento e em alta, o que fatalmente trará resultados positivos aos seus proprietários.

Espero que tenham gostado da matéria, a qual surgiu devido a uma participação num grupo dentro do Linkedin. Achei bem interessante trazê-lo para o público do Esquenta, visto que engajamento de sites é a expressão da moda no mercado online entre clientes e prestadores de serviço.

Até a próxima!

 

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