06dez
2012

HIDRATAÇÃO COM CARBOIDRATOS DURANTE PROVAS DE CORRIDA DE RUA

Publicado por

“HIDRATAÇÃO COM CARBOIDRATOS DURANTE PROVAS DE CORRIDA DE RUA” – assunto importantíssimo para quem pratica esse tipo de atividade esportiva.

Hidratação com carboidratos

Uma dúvida muito freqüente entre os corredores de rua é qual a hora certa da hidratação com carboidratos em um treino ou em
uma prova!? Para resolver esse problema que assombra e, muitas vezes, atrapalha o desempenho, faremos os 5 passos para a
hidratação perfeita!!

1- O uso de carboidratos só deve ser iniciado a partir de 1 hora de exercício, antes disso apenas mantenha a hidratação com água.

2- Após 1 hora de corrida, o organismo já começa a perder eletrólitos (sais minerais) e a depleção de glicogênio (perda de carboidratos) começa a prejudicar a performance, portanto agora é a hora de pensar em uma bebida esportiva, ou nos géis a base de hidratos de carbono.

 

Gel em hidrato de carbono – existem muitas marcas disponíveis no mercado

 

3- Uma opção para corridas mais longas, é a cinta de hidratação onde geralmente existem de 3 a 5 compartimentos que comportam de 200 a 300 ml aonde podemos utilizar as bebidas esportivas, um exemplo é a maltodextrina (um ótimo opção de carboidrato), que fornece energia durante a atividade física intensas e de longa duração, através da liberação da glicose para a circulação reduzindo a fadiga muscular.

Anuncio publicitário com a “cinta de hidratação”

Para a maltodextrina atingir uma absorção satisfatória e eficiente a diluição tem que ficar em torno de 6 a 10%. Outra opção é o gel de hidratação que fornece um mix de carboidratos (geralmente frutose e maltodextrina) que agem da mesma forma que as bebidas esportivas. A única diferença é que não se pode tomá-lo sem a ingestão de água na sequência, pois por ser muito concentrado o gel pode causar desconforto gástrico e não agir da maneira correta, portanto é muito importante tomá-lo com 200 ml de água.

Maltodextrina – existem diversas opções também e o custo é baixo

4- Durante a prova, após ter feito a primeira hidratação com carboidratos, as demais devem ser feitas a cada 20 a 30 min dependendo muito das condições climáticas.

5- Uma dica fundamental, é sempre estudar o percurso e a altimetria da prova, além de saber em quais Km estarão os pontos de hidratação para poder traçar a melhor estratégia e bater seus records pessoais!!

Dr. Marco Jafet é nutricionista e praticante de corridas de rua

Dr. Marco Jafet ao final da maratona de Las Vegas – “sonho realizado”

Contatos:
Dr. Marco F. Jafet
Nutricionista – CRN3 18105
Consultório: 11 3849-0592/8512
E-mail: marcojafet@jafetnutricao.com.br
Site: www.jafetnutricao.com.br