08mar
2013

Mulher razão do viver! Super receita em sua homenagem!

Publicado por

gustavo johnson mulheres

 

“Hoje os olhares se voltam para quem renova a vida todos os dias.”
Dia 08 de Março – Dia Internacional da Mulher

 

 

 

É com essa frase que começo meu mais novo post aqui no Esquenta.
Parabenizando todas as mulheres pelo seu dia mais do que especial. E como não podia ser diferente, resolvi preparar um prato bem bacana, e muito particular na decoração para celebrar essa data tão importante para nós (homens): o dia DELAS!

E digo que essa receita tornou-se bastante interessante, especialmente para quem resolver prepará-la para “presentear”, “impressionar” ou “surpreender” alguma mulher de sua vida… Seja namorada, esposa, irmã, mãe, amiga… O que importa é que tem que ser pra “ELA”. Com toda certeza chamará bastante atenção, e você ganhará alguns “pontinhos” por aí (rs). E o melhor de tudo: é bem fácil e tranquila de ser feita, sem segredo algum.

Seguindo uma linha mais “light”, hoje entramos na seção “O Chef é você – Saúde Gourmet”, para preparar o seguinte prato: Camarões dourados com lascas de atum em cama de pupunha desfiado.

 

Camarões dourados com lascas de atum em cama de pupunha desfiado - Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

 

Vamos lá?

* Ingredientes necessários:
1| “Base”:
– 3 camarões rosas grandes limpos (mas com cabeça)
– 100g atum fresco
– 100g palmito pupunha desfiado
– tomate cereja
– flores comestíveis (para decoração)
– sal
– pimenta do reino branca
– azeite

2| Molho:
– 50ml shoyo
– 50g mel
– 50g mostarda dijon
– azeite

 

Camarões dourados com lascas de atum em cama de pupunha desfiado - Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

 

* Passo a passo:
1| Camarão: temperar com sal e pimenta do reino branca (de preferência moída na hora), e grelhar rapidamente em uma frigideira bem quente com um fio de azeite, até ficar bem douradinho. Reserve-os para a montagem.
2| Atum: cortá-lo em “lascas” bem finas, como se fosse um “sashimi” pequeno.
3| Molho: em um recipiente, misturar bem todos os ingredientes até que forme um molho completamente homogêneo.
4| Montagem: dispor uma porção de pupunha desfiado no centro do prato. Coloque as “lascas” de atum cuidadosamente entre os camarões, e enrole–os de forma que a cabeça fique sobressalente ao rabo. Disponha essa combinação sobre o palmito, com as cabeças dos camarões voltadas para cima. Corte uma das pontas dos tomatinhos para eles ficarem em pé (base), e depois abra-os com uma faca em forma de “flor”. Regue os camarões/atum, o palmito pupunha e os tomates com o molho preparado. Decore com as flores comestíveis. Agora é só servir (e impressionar!).

 

mulher-receita

 

 

* Dica do Chef – Preparo:
a) Na hora de grelhar os camarões, cuidado para exceder muito esse tempo e deixar passar do ponto. Além dele ficar borrachudo, a cabeça pode acabar se soltando do corpo e estragar a bonita montagem de todo o prato.
b) Atualmente, existem muitas espécies de flores comestíveis, e as mais conhecidas são: capuchinha, amor-perfeito e calêndula; e também as flores da abóbora, tomilho e manjericão. São facilmente encontradas em mercados da linha “premium” (como Varanda, Natural da Terra, St. Marche, etc.) e alguns empórios (Santa Luzia e Santa Maria).

Bem fácil, né? Então é isso aí, galera… Mãos à obra, e vamos para a cozinha preparar essa receita saborosíssima, e muito bonita quando finalizada. É só um pouquinho de dedicação e carinho na montagem, que tenho certeza que qualquer pessoa consegue deixar o prato bem lindo.

Para finalizar meu post (acho que já escrevi demais… rs), gostaria de dedicá-lo (assim como dediquei a receita toda, desde a escolha e compra dos ingredientes, passando pelo preparo carinhoso, até a fase final de decoração) a todas as MULHERES, e em especial aquelas presentes na minha vida. Um grande beijo para vocês! =)

 

Até mais…
Logo-Chef-&-Você-chapado-branco

Chef Gustavo Johnsonwww.facebook.com/chefevoce
Instagram: www.instagram.com/gujohnson e www.instagram.com/chefevoce