15ago
2012

O Chef é você – “Medalhão de Mignon ao molho de gorgonzola e champignon”

Publicado por

Olá pessoal, uma grande novidade começar a escrever aqui no Esquenta e, ao mesmo tempo, um enorme prazer em poder compartilhar com muito mais pessoas alguns conhecimentos, dicas e novidades do mundo da Cozinha e Gastronomia.

Dando continuidade aos textos que escreverei, esse primeiro post fará parte da seção “O Chef é você – Pratos rápidos”, direcionado a todos os leitores e apreciadores da Gastronomia, e, em especial, àquelas pessoas que têm pouca noção de como preparar algo fácil e rápido, sem se programar muito, com poucos ingredientes; para você que não sabe como, mas deseja fazer um jantar romântico praquela gata, ou pretende receber alguns amigos em casa, mesmo também para um almoço em família no domingo.

E o prato escolhido para estrear na parceria Chef & você e Esquenta será:

Medalhão de Mignon ao molho de gorgonzola e champignon

Uma combinação muito boa de um corte nobre com um molho bem cremoso, resultando num sabor incrível.

* Ingredientes necessários:
– 1 peça Filet Mignon
– 400ml (2 unidades) creme de leite
– 1 gema de ovo
– 100g queijo parmesão ralado
– 300g queijo gorgonzola
– 150g champignon (cogumelo paris)
– sal
– pimenta do reino
– azeite
– alecrim (para decoração)

* Dica do Chef – Compras:
a) Procure por peças de Filet Mignon no máximo pesando até 1,3kg. Os cortes menores tendem a serem mais macios. Observem a cor da carne, e escolham a que estiver em tons mais avermelhados. Em alguns supermercados vocês já conseguem encontrar o Filet limpo, sem o cordão da carne e sem as capas de gordura. Pode ser uma boa opção para ganhar tempo e ter menos trabalho, porém o preço do kg da carne limpa costuma ser um pouco maior do que o normal.
b) Opte por cogumelos frescos, de preferência. Mas se ainda estiver se adaptando à cozinha e quiser ganhar mais um pouco de tempo no preparo, os champignons em conserva também são aceitos no preparo do nosso prato.

 

* Passo a passo:
1| Posicione o Filet Mignon sobre uma tábua de corte, e no sentido contrário às fibras da carne, corte os medalhões com ao menos 3cm (dois dedos) de espessura. Tempere com sal e pimenta, espalhando bem pelos dois lados da carne, e reserve.
2| Aqueça a grelha (ou frigideira) em fogo alto, colocando azeite suficiente somente para espalhar por toda superfície, disponha as carnes e com o auxílio de um pegador vá controlando esse preparo, de acordo com sua preferencia para o ponto da carne.
3| Em uma panela misture bem a gema de ovo com queijo parmesão ralado, adicione o creme de leite e leve ao fogo em baixa temperatura, sempre atento para que não ferva. Adicione o queijo gorgonzola, cortado em pequenos pedaços para que facilite o derretimento. Quando o queijo já estiver completamente derretido e o molho encorpado, finalize colocando os cogumelos.

* Dica do Chef – Preparo:
a) Sempre coloque o lado mais bonito da carne primeiro na grelha (ou frigideira), e espere até formar aquela pequena crosta dourada para poder virar e grelhar o outro lado.
b) Caso deseje utilizar cogumelos frescos, jogue-os rapidamente (por alguns segundos) em uma frigideira quente (sem azeite, sem nada) para que peguem uma cor e acrescentem mais sabor e beleza ao molho.

Para montagem, com tudo já pronto, é muito simples. Disponha 2 ou 3 medalhões no prato e cubra-os com o molho de gorgonzola. Coloque alguns ramos de alecrim entre as carnes, e a decoração está pronta e o prato já pode ser servido (dessa forma mesmo, ou ainda podendo ser acompanhado de um risoto, ou por que não uma massa… mas isso fica para um próximo post).

Espero que todos tenham gostado dessa primeira receita, e que tentem sim fazer em casa. É bem fácil mesmo, como escrevi por aqui, e com certeza vão conseguir impressionar… seja pelo sabor, pela beleza do prato, ou até mesmo pela praticidade em fazer algo tão gostoso em tão pouco tempo… É só tentar!

Beijos e abraços… até a próxima.

Contatos:
e-mail: contato@chefevoce.com.br
http://www.facebook.com/chefevoce
http://chefevoce.com.br/  (em breve – site sendo finalizado)

Comentários

  1. Jordão Fleury disse:

    Muito bom , como disse na artigo , prático e parece fácil de fazer . Parabéns e obrigado pela dica . Espero outras

  2. Maria Tereza Silveira Macieira disse:

    Simplesmente delicioso e de fácil preparo !!! Como sempre Chefe&Voce arrasando !!!!!

  3. Joana Lúcia disse:

    Mara….Maravilhosoooooooooooooo!!! adorei esse cardápio, fácil de fazer e mais fácil ainda consumir…não tem como não gostar…Parabéns e Obrigada pelas dicas.

  4. celia silva corazza disse:

    Gostei muito da receita vou testa-lá no fim de semana.

  5. maria emilia araujo gentil disse:

    Adoro receitas assim,simples e saborosa e fácil de fazer…..aguardo outras em breve