05set
2012

Proteínas, use-as corretamente!

Publicado por

Proteínas são macronutrientes compostos de carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio, primordiais em nossa alimentação, pois fornecem os aminoácidos essenciais, os quais nosso organismo não são capazes de sintetizar (produzir).

Proteínas – encontradas em diversos tipos de alimentos

Alimentos_Fontes_de_Proteina

Alimentos – Fontes de Proteína

proteinas

O mais conhecido entre os praticantes de atividades físicas é o BCAA (Valina, Leucina e a Isoleucina) usado para recuperação muscular e diminuição da fadiga.

bcaa

BCAA – existem diferentes fabricantes

recuperacao muscular

proteinas diminuicao da fadiga

O uso de suplementos protéicos é muito comum entre praticantes de academia, corredores, nadadores, ciclistas, entre outros, mas, muitas vezes são utilizados de forma errada e, ao invés de ajudar, podem até comprometer o desempenho e a saúde.

suplementos

suplementos

suplementos proteicos

esportes diversos

Um erro corriqueiro é a quantidade protéica ingerida antes e depois da pratica da atividade física, pois não existe um protocolo que possa direcionar uso desse substrato.

Uma coisa é certa, nosso organismo possui um pool (reserva) protéico muito reduzido, aonde não consegue armazenar uma quantidade de proteína muito grande, portanto, seu uso exagerado poder causar danos renais e hepáticos, além de todo esse excesso ser eliminado na forma de creatinina (excesso de proteína na urina).

Outro processo bioquímico que ocorre com o excesso protéico em demasia é o aumento da lipogênese (formação de gordura), pois todo excesso protéico não utilizável é convertido em lipídeo.

Uma dúvida muito frequente entre atletas e praticantes de atividades é qual o tipo de proteína devemos utilizar antes ou depois do treino, no café da manhã e antes de dormir, etc. Para resolver essa questão, elaboramos um quadro explicativo abaixo com a recomendação dos tipos de proteínas existentes no mercado:

********** ALBUMINA CONCENTRADA ISOLADA SOJA HIDROLIZADA CASEINATO BCAA
MANHÃ          x              x                 x  
PRÉ – TREINO          x              x                 x          x
PÓS – TREINO               x

x

            x            x
NOITE          x                           x  

Albumina Proteína proveniente do Ovo, mais especificamente da clara, que possui um alto valor biológico e um lenta absorção, propiciando seu uso principalmente no pré-treino e antes de dormir.

Albumina – exemplo de embalagem vendida

ovoscozidos

Whey Concentrada ou Mix Protéico – Geralmente utilizadas no pré-treino devido à média absorção.

whey concentrado

Exemplo de embalagem de Whey Concentrada

Isolada Proteína de rápida absorção, tem bastante eficácia no pós-treino.

whey isolada

Exemplo de embalagem de Whey isolada

Soja – Proteína Isolada de Soja. Tem um baixo valor biológico devido a baixa oferta de seus aminoácidos, mas pode ser usada por vegetarianos, pessoas com alergia ao soro do leite ou a lactose. Geralmente é utilizada no pós-treino.

Proteína isolada de soja – também produzida por diversos fabricantes nacionais e internacionais

Hidrolizada É a proteína de maior rapidez absortiva, muito utilizada no pós-treino.

proteina hidrolizada

Proteína Hidrolizada

Caseinato ou Micelar É a proteína do leite que tem liberação gradual, pode proporcionar uma oferta protéica durante várias horas. Recomenda seu uso principalmente  no pré-treino e a noite antes de dormir.

proteina do leite

proteína do leite

caseinato, micelar ou proteina do leite

caseinato, micelar ou proteína do leite

BCAA - Tem como principal função diminuir a fadiga muscular e a recuperação. Utilizado no pré-treino e no pós-treino.

BCAA como tomar

Vamos lá pessoal, agora é com vocês, daqui a pouco chega o verão…

dieta-da-proteina

projeto verao

Dúvidas?

Espero que essas dicas ajudem!

Contatos:
Dr. Marco F. Jafet
Nutricionista – CRN3 18105
Consultório: 11 3849-0592/8512
E-mail: marcojafet@jafetnutricao.com.br
Site: www.jafetnutricao.com.br