07nov
2013

Guerra nas Redes Sociais: PS4 vs Xbox one

Publicado por

Em via das férias e festas de fim de ano, as gigantes multinacionais Sony e Microsft prometem continuar mudando a história da indústria de jogos, com a estréia de “consoles” de última geração, ambas com estratégia voltada para o “social”, ou seja, vale dizer que estamos vivendo um novo tipo de batalha, uma “grande Guerra nas Redes Sociais: PS4 vs XBox One”, afinal já fazem mais de sete anos desde o último grande lançamento.

Guerra nas Redes Sociais: PS4 vs Xbox one

ps4-vs-xbox-one-destaque

 

A Sony realmente espera atrair os fãs e “heavy users” do novo PlayStation PS4 com seu lançamento, no qual foram adicionadas muitas características “sociais” baseadas na sua comunidade de clientes.

Com o Xbox One, a Microsoft aposta na abertura do mercado e captação de novos clientes, uma vez que lançou um sistema de entretenimento, que incluem por exemplo a integração com TV.

Com o intuito de espalhar a notícia e responder às perguntas de seus fãs, leais ou nem tanto, ambas as empresas adotaram a estratégia das mídias sociais :

Sony e PlayStation 4
A Sony aproveitou-se de alguns movimentos “inesperados” pela Microsoft em junho, incluindo as políticas de jogos usados ​​e compartilhados.

Eles enviaram cinco tweets diferentes relacionados com este tema que recebeu quase 25 mil retweets e mais de 8.000 favoritos. Ainda, usaram esta “brecha” para impulsionar uma campanha publicitária através de um vídeo que atraiu mais de 11,5 milhões de visualizações no seu canal do YouTube.

Microsoft e Xbox One
A Microsoft, em contra-partida, se valeu das suas contas em mídias sociais para tornarem positivas quaisquer questionamentos ou dúvidas… a famosa frase: “de um limão, fazer uma limonada”, twittando quase 40 tweets por hora para os fãs, pedindo-lhes perguntas e feedback. Graças as redes sociais, deram uma resposta para a estratégia da Sony, decidindo por mudar sua política em jogos usados ​​e compartilhamentos. Esta abordagem, mais interativa e positiva, permitiu-lhes continuar a atingir mais consumidores, inclusive “esvaziando” muitos dos pontos de discussão/ataques da Sony.

PlayStation atualmente tem aproximadamente 3.000.000 seguidores no Twitter e mais de 35 milhões de fãs no Facebook.

Xbox tem 2.300.000 seguidores no Twitter e mais de 22 milhões de fãs no Facebook.

 

backstage-at-xbox-one-vs-ps4

 

Resta dizer que Sony e  Microsoft estão usando táticas diferentes para essa verdadeira guerra, nós vamos ter que esperar e ver qual a estratégia será a vitoriosa, mas uma coisa é certa, a base de tudo é o marketing online nas Midias Sociais… e como profissional da área, afirmo que essas empresas estão corretíssimas, afinal aqui elas falam e atingem diretamente com seu público-alvo, “esquentam” as marcas, tem insights e conseguem evoluir produto, serviços e modelo de negócio.

Desejo a vocês um dia social e produtivo!

Beijos e Abraços

Marcelo Balerone

 

Curta, compartilhe e siga o Esquenta, sempre com os melhores textos de estratégia de marketing:

Facebook – https://www.facebook.com/BlogEsquenta
Instagram – http://instagram.com/marcelobalerone
Twitter – https://twitter.com/balerone