04abr
2013

O Chef é você – Saúde Gourmet: Risoto leve de arroz negro com cogumelos & Frango em crosta de amêndoas

Publicado por

COMPLETO

 

Chef & você no ESQUENTA em “O Chef é você – Saúde Gourmet: Risoto leve de arroz negro com cogumelos & Frango em crosta de amêndoas”

Olá, amigos e leitores do blog… Espero que tenham passado bem de Páscoa. E para pensarmos em uma compensação pós “muitos chocolates” (rs), vou trazer para vocês mais uma receita bem saudável, e é claro: deliciosa e simples de fazer.

Dessa vez fiz “diferente”… Há alguns meses atrás, a minha querida amiga e companheira de receitas, jantares, treinos, festas e textos para o Esquenta, Andrea Francischini, trouxe aqui para o blog uma receita de um Frango em crosta de amêndoas. Quem não se lembra? Esse é o link para o passo a passo da receita: www.esquenta.com.br/frango-amendoas – e eu, particularmente, virei muito fã desse frango, que é uma boa variação para o tradicional “filé grelhado”, além de ser super saboroso e suculento.

Resumindo: resolvi gravar um vídeo “Chef & você” ensinando a preparar essa maravilha, e de quebra complementei com um risoto de arroz negro. Para quem não sabe: o arroz negro contém 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras em relação ao arroz integral, além de um alto teor de ferro e de substâncias antioxidantes, e menor nível de gordura e valor calórico.

Viu só? Chef & você pensa muito na saúde em primeiro lugar, e é claro que aliada ao prazer de comer.

Então vamos lá? Mantendo a linha “light” do meu último post aqui, continuamos com a seção “O Chef é você – Saúde Gourmet”, em:

 

Risoto de arroz negro com cogumelos & Frango em crosta de amêndoas

risoto de arroz negro e frango em crosta com amendoas


* Ingredientes necessários (2 porções):
1| Risoto:
– 300g arroz negro
– 600ml caldo de vegetais
– 1 cebola roxa
– 50ml vinho tinto
– 50g creme de queijo branco
– 50g cottage
– 50g parmesão ralado
– 100g cogumelos (shitake e paris)

2| Frango:
– 400g peito de frango
– 3 claras de ovo
– 200g farinha de pão integral
– 100g amêndoas sem cascas
– Tomilho e salsa
– Alho
– Sal e pimenta do reino

 

risoto de arroz negro e frango em crosta com amendoas

 

* Passo a passo:
1| Risoto: refogar a cebola roxa em um fio de azeite; então colocar o arroz e incorporar por alguns minutos, e adicionar o vinho tinto. Deixe o álcool evaporar, e após isso o segredo é: “nunca parar de mexer!”. Essa é a melhor e mais verdadeira técnica para o preparo de um bom risoto.

Adicionar o caldo quente aos poucos, e mexer, mexer, mexer… até que o caldo seque, e assim o arroz vai cozinhando. Repetir esse procedimento até que o arroz esteja no ponto desejado, de preferência “al dente”. Para finalizar: adicionar os queijos e mexer até que torne-se tudo bem homogêneo, e para finalizar completar com os cogumelos.

2| Frango: para o preparo da farinha, basta torrar o pão integral (de forma ou francês) e tritura-lo no liquidificador. Reservar em um prato raso, e adicionar todos os complementos para a crosta (amêndoas, ervas, sal, pimenta do reino e alho picado).

Agora basta passar os peitos de frango nas claras de ovo, deixá-los bem cobertos e então “empanar” nessa farinha, formando a nossa tão desejada “crosta de amêndoas”. Dispor em uma assadeira levemente untada, e levar ao forno médio por aproximadamente 30 minutos (ou até dourar).

3| Montagem: dispor o risoto em um prato fundo, e sobrepô-lo com dois peitos de frango cruzados. Para decoração: um ramo de salsa ou de tomilho.

Tranquilo, né? Ou nem tanto? Para quem achou muito complicado acompanhar o “passo a passo” lendo, aqui vai a grande surpresa desse post: o vídeo!!!

 

 

Agora ficou fácil, né? Sem segredos… tudo bem detalhado por texto e por vídeo. Não tem por que não testar essa receita em casa. Tenho plena certeza de que irá ser um sucesso!

Mais uma vez, deixo meu agradecimento especial a atenção de todos… e fiquem na paz.
Um grande beijo para vocês! =)

Até mais…
Logo-Chef-&-Você-chapado-branco

 

Chef Gustavo Johnson: 

www.facebook.com/chefevoce

Instagram: www.instagram.com/gujohnson e www.instagram.com/chefevoce

 

* Créditos
Edição e criaçãoVídeo Chef & você: Fernando Gavronskiwww.facebook.com/fergavronski