21nov
2012

Ser e Saber, eis a questão. O que realmente faz a diferença?

Publicado por

Ser e Saber, eis a questão. O que realmente faz a diferença? É mais um texto na linha comportamental que trago aos leitores do nosso querido Blog! Sem dúvida algo muito importante, que muitas pessoas confundem e não conseguem ter a real essência do que realmente é necessário.

“Mais importante do que aquilo que somos e sabemos é o que fazemos com o que somos e sabemos.”

Que tal ouvir estas duas colocações:

– Você sabe com quem está falando?

– Sou formado pela Universidade X e tenho MBA na Escola Y e Mestrado na Escola Z.

 

Será que isso é tão importante?

Claro que sim, mas apenas quando isso ajuda a fazer coisas importantes e diferenciadas. Caso contrário, é mais um fardo do que um mérito.

Imagino que todos já vimos pessoas muito bem formadas e muito bem posicionadas fracassarem e outras não tanto, triunfarem. A diferença está no que elas conseguem fazer com o que são ou com o que sabem. A capacidade de realização, o relacionamento e a atitude são os catalisadores do conhecimento e do posicionamento, e podem fazer a diferença.

 

Não é por acaso que as empresas que orientam profissionais na elaboração de currículos para a busca de emprego valorizam menos a formação e enfatizam as realizações:

– Como gerente de vendas, entre as datas x e y, aumentei o faturamento em z% e as margens em k pontos.

– Apliquei os conhecimentos na formação em TI para automatizar a força de vendas reduzindo o prazo médio de entrega em x dias.

– Como gerente financeiro, reduzi o capital de giro em x dias e o custo dos financiamentos em y postos porcentuais

ser e estar

 

É sempre aquela velha história. O que importa é o produto. O que se sabe e o que se é são apenas ferramentas. Se não são utilizadas, tornam-se apenas um peso a carregar. Se não há produtos alinhados com o que se deseja, ou as ferramentas são insuficientes, ou inadequadas para aquele trabalho, ou estão sendo mal utilizadas pelo seu operador.

Portanto meus caros, fica aqui o momento de reflexão, caso concordem com o texto “Ser e Saber, eis a questão”, para pensar no que são e sabem e se estão utilizando isso na vida de vocês corretamente! Lembrem-se o que vale na vida é atitude!

Aproveito para agradecer, mais uma vez, meu coach Adib Fadel – adibfadel@uol.com.br