25mar
2013

Desmistificando os Suplementos Alimentares

Publicado por

Suplementos Alimentares – Você faz uso? Acredita na eficácia? Sabe realmente para que serve e como tomar?

 

Suplementos Alimentares

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Os suplementos alimentares são classificados em diversos tipos e variedades, cada um destinado para uma determinada função específica. Muitas pessoas ainda mistificam muito esse aliado que a ciência nos trouxe para:

Emagrecer: Bloqueadores de Carboidratos; Óleo de Cártamo…
Queimadores de Gorduras: aceleradores metabólicos, termogênicos…
Ganho de Massa Magra: BCAA, Whey Protein…
Repositores energéticos: Maltodextrina, Dextrose…
Imunidade: Glutamina
Vitaminas e Minerais: unha, cabelo, pele, ansiedade, estresse, sono…

 

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Suplementos Alimentares tem funções específicas

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Suplementos podem e devem ser utilizados em treinos ou competições quando:

Há uma dificuldade em ingerir as calorias suficientes para repor o que o atleta gasta durante o treino ou competição;
Deseja-se diminuir o bolo fecal para evitar evacuação durante a competição;
Pretende-se fazer uma supercompensação com CHO e não existe abundância de alimentos ricos em CHO ou as condições de higiene e preparo não são favoráveis;
Existe a necessidade de recuperação pós-esforço combinada com situações de falta de apetite;
O indivíduo passa por uma situação temporária de restrição alimentar e
Competições e treinos longos que necessitam do consumo de CHO para serem mantidos em níveis de volume e intensidade aceitáveis.

 

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Suplementos e exercícios de força

Sem dúvida o grande vilão do mercado de suplementos está em cima dos produtos para ganho de massa muscular, principalmente aqueles à base de proteína concentrada.

Contrariando a crença popular, durante o exercício de endurance o corpo usa mais proteína do que durante o exercício de força com sobrecarga. Mas quem faz uso do suplemento alega que a proteína é importante durante a recuperação, o que é verdade, mas também é verdade que a proteína da dieta normal quase sempre é suficiente ou excessiva.

Uma das alegadas vantagens dos suplementos protéicos como o Whey Protein e PowerMax, seria a sua rapidez de absorção. Realmente os hidrolisados de proteína são mais rapidamente digeridos, mas dois aspectos chamam a atenção: 1. Existe evidência de que as proteínas de rápida absorção como o whey protein ficam menos tempo circulantes e 2. Normalmente os fisiculturistas e as pessoas que buscam hipertrofia muscular fazem refeições a cada 2-3 horas. Com esse regime de horários não é possível existir queda nos níveis de aminoácidos, portanto, a velocidade de absorção é indiferente.

Uma refeição que contenha caseína mantém os níveis de aminoácidos aumentados por 7 horas, questionando também a necessidade em se fazer refeições tão próximas.

Não se nega o fato da maior necessidade protéica em atletas de exercícios de força, a questão é que na maioria dos casos o consumo de proteína já é várias vezes acima do necessário.

 

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A suplementação com proteína pode ser indicada nos casos em que:

Existe uma necessidade real em se aumentar o aporte protéico e isso deve ser feito sem incrementar o conteúdo de gordura da dieta;
A dieta deve ser complementada porque o indivíduo não tem condições no dia-dia de consumir proteína (mora sozinho, sem tempo de cozinhar, etc.) e
Indivíduos que precisam passar por restrição calórica e não desejam perder massa magra.

 

Para quem visa aumento de massa muscular e vai consumir algum suplemento, o melhor horário é assim que encerre os exercícios. Testes feitos com bebidas contendo CHO e proteína ingeridas logo após o treino indicam que a síntese protéica foi aumentada nessa situação.

Algumas pesquisas estão sendo feitas com a estratégia de ciclos de proteína. Alternando dias de baixo consumo com períodos de alto consumo supostamente a absorção das proteínas seria melhorada, mas os resultados ainda são muito imprecisos e duvidosos.

 

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Não tome suplementos sem orientação profissional

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Torne benéfica a sua suplementação, entenda o que você ingere, consulte um nutricionista profissional

 

Com a combinação de uma boa dieta, exercício físico e suplementação ideal, conseguimos atingir metas e objetivos, portanto para que haja uma harmônia perfeita, cabe ao Nutricionista verificar as necessidades de cada indivíduo.

 

Quer saber mais sobre suplementos alimentares: http://pt.wikipedia.org/wiki/Suplemento_alimentar

 

Contatos:
Dr. Marco F. Jafet
Nutricionista – CRN3 18105
Consultório: 11 3849-0592/8512
E-mail: marcojafet@jafetnutricao.com.br
Site: www.jafetnutricao.com.br